Curso Básico de Radiocomunicação em Desastres e Curso de Voluntário de Proteção e Defesa Civil. Estas duas formações serão promovidas em Sorriso no fechar de março, por meio da parceria entre Estado e Município.
Radiocomunicação em Desastres
O curso básico de Radiocomunicação em Desastres será ministrado no dia 28 de março (terça-feira), no Centro de Eventos Ari José Riedi, das 8h às 18h, e é voltado para integrantes de forças de segurança e demais operadores do bom e velho radioamador. Para este curso, a inscrição pode ser feita pelo link https://forms.gle/NwjJ2cjNWqFse6dv9
Curso de Voluntariado em Defesa Civil
Esta formação tem como objetivo formar voluntários para atuar em desastres, identificando e se antecipando a estas situações-limite, podendo, se não as evitar, mitigar seus danos, preservando vidas e o acelerando à resposta para a retomada da normalidade.
O curso será no Centro de Eventos Ari José Riedi, no dia 30 de março (quinta-feira), das 8h às 18h, e contará com disciplinas de monitoramento, alerta e alarme, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e abrigos temporários. Aberto à participação da comunidade, o curso é especialmente voltado para as pessoas que já atuam, profissionalmente, em atividades ligadas à função, como operadores da segurança pública, da assistência social e da saúde, por exemplo.
Para participar deste curso, é preciso fazer inscrição pelo link
https://forms.gle/NKDBCEFx5YBqzNc36 . Além do conteúdo ministrado presencialmente, também haverá complementação de carga horário com conteúdo online.
Mapeamento de Áreas de Risco
A dobradinha entre o Governo do Estado e a Prefeitura, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil Estadual e a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que integra a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), também vai resultar no mapeamento de áreas de risco no Município.
Os profissionais da Superintendência estarão em Sorriso do dia 27 ao dia 31, percorrendo áreas, mapeando e catalogando os pontos que exigem atenção. “É um trabalho fundamental para que possamos, junto à Administração, atuar de maneira preventiva em áreas com maior risco de ocorrências”, afirmou o responsável pela Compdec, Alberto dos Santos.
Trabalho em parceria
“Estamos à disposição da Defesa Civil do Estado e somando esforços para que os dois cursos sejam de muito sucesso, com a participação da comunidade e, principalmente, dos profissionais que atuam em atividades correlatas e podem vir a precisar dos conteúdos que serão tratados na formação”, destacou o titular da Semsep, José Carlos Moura.