“É fundamental que a população mantenha suas informações sempre atualizadas no Cartão Nacional de Saúde. Dessa forma, conseguimos contabilizar e vincular corretamente o acesso aos serviços de saúde do Município”, destaca Cátia Luciano.
Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Secretaria Municipal de Saúde está convocando a população de Sorriso a atualizar os dados do Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão SUS. A medida é especialmente direcionada às pessoas que aguardam por procedimentos cirúrgicos eletivos, já que o documento é utilizado para identificar os usuários e permitir o contato em casos de consultas, exames e cirurgias.
Segundo a pasta, a atualização é fundamental para garantir a comunicação entre pacientes e equipes de saúde. O procedimento pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
A coordenadora da Regulação, Jéssica Toniazzo, alerta que muitos pacientes deixam de ser atendidos por falta de dados atualizados, principalmente no número de telefone:
“Muitos pacientes não são localizados em função da troca, em especial, do número de telefone, o que dificulta o contato das nossas equipes. Dados desatualizados prejudicam o andamento das filas.”
Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde mostra que, entre janeiro e agosto de 2025, milhares de doses de vacinas aplicadas em Sorriso foram contabilizadas em outros municípios devido a registros incorretos no sistema CADWEB, base nacional que administra o Cartão SUS.
O problema é recorrente e gera prejuízos tanto para o paciente quanto para o Município, que deixa de computar atendimentos realmente realizados.
Acompanhe dados de vacinas aplicadas em Sorriso com registro em outros municípios:
O gráfico elaborado pelo SIPNI - Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações mostra que em maio ocorreu o maior desvio de registros, com quase 1,5 mil doses contabilizadas fora de Sorriso.
Cátia Luciano, coordenadora da Atenção Primária, reforça que a falta de atualização compromete diretamente o sistema, que perde a eficiência e gera desperdício de recursos públicos.
“É fundamental que a população mantenha suas informações sempre atualizadas no Cartão Nacional de Saúde. Dessa forma, conseguimos contabilizar e vincular corretamente o acesso aos serviços de saúde do Município”, destaca Cátia Luciano.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).