Ex-atleta de natação, pólo-aquático, basquete e judô, Ribeiro também carrega no currículo a experiência de atuar há 38 anos como técnico de natação e há 32 como técnico de triatlo. Atualmente, ele treina os atletas do Iate Clube de Brasília, onde está desde 2013, mas também já percorreu as piscinas da AABB, do MTBC, e da ASBAC, todos da capital federal.

O treinador também atuou como professor na Universidade de Brasília (UNB) e ainda é mestre em Administração Esportiva pela New Mexico State University, especialista em Natação também pela UNB e graduado, lá em 1986, pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física.

A oportunidade de aprender bem de pertinho com toda a experiência de Ribeiro é gratuita, mas, como as vagas são limitadas a 40 participantes, é preciso se inscrever pelo e-mail cursosnatacaomt@gmail.com. O curso está sendo realizado pela Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso (FDA-MT), com promoção do Instituto Viver, e apoio de outras instituições.

Entre os conteúdos que serão trabalhados estão a orientação profissional, programação de treino, materiais de treino, preparação física, flutuação, 4 nados, posição do corpo, pernada, braçada, respiração, coordenações, erros comuns, novidades da técnica, saídas e viradas, como se preparar para eventos, e estratégias de prova.

“Certamente é uma oportunidade e tanto para nossos profissionais da natação, que já fazem um trabalho de destaque e poderão aprimorar técnicas e ter acesso a novos conhecimentos, o que sempre vai resultar, não apenas em um currículo reforçado, mas, principalmente, em uma atuação ainda melhor junto a alunos e atletas”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.