O curso foi ofertado pelo departamento de Vigilância Sanitária do Município e ministrado pela nutricionista e fiscal sanitário da Vigilância Sanitária do Município, Cláudia Inês Sonego, e pela enfermeira Fernanda Barbosa Ferreira, também fiscal sanitário do departamento. Cláudia frisa que “a boa prática já inicia na escolha dos produtos que são usados na elaboração do prato comercializado e, para isso, o trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos seguros e proteger a saúde dos consumidores”.

Já o coordenador de Vigilância Sanitária, Samuel dos Santos, explica que a formação atendeu profissionais liberais que atuam com a venda de alimentos, proprietários e colaboradores de serviços de alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, cozinhas industriais e cozinhas institucionais.

“Foi pensando em todos esses detalhes que a Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio do Departamento de Vigilância, ofertou o curso”, completa. Essa foi a segunda edição da formação; a primeira foi em 2022 e reuniu 260 participantes. O organizador lembra que a formação é gratuita e gerou certificado de quatro horas.