O curso contará com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas terão início no sábado, às 7 horas, na Câmara de Vereadores. No período vespertino serão realizadas as aulas práticas, a partir das 14 horas, no Ginásio Domingão. No domingo, às 8 horas, retornam as aulas teóricas na Câmara de Vereadores, e às 14 horas, as práticas no Domingão. O encerramento está previsto para as 16 horas.

O curso será ministrado pelo professor Diego Melo de Abreu, que é pós-graduado em Handebol e mestre em Educação, Políticas e Gestões Públicas. As aulas terão como base o livro "Teoria e Prática do Mini-Handebol", de autoria de Diego, com a abordagem dos seguintes temas: a história do mini-handebol e suas influências; sugestões de regras e adaptações para o mini-handebol; as principais características das crianças de 6 a 10 anos de idade; objetivos específicos do mini-handebol e a relação com a Educação Física escolar; métodos de ensino; conceitos de jogo e técnicas fundamentais do mini-handebol; atividades práticas para desenvolver o mini-handebol; planejamento no mini-handebol; a conduta do professor; e festivais de mini-handebol.