A 29ª Semana Epidemiológica fechou hoje (22) com 208 novos casos confirmados de Covid-19. É a segunda semana consecutiva que o município de Sorriso registra aumento no número de casos positivos. Um aumento de 27 novos casos em relação à semana anterior, que registrou 181 pessoas positivadas.

O secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, alerta que precisamos manter os cuidados, pois a pandemia ainda não acabou. “Diariamente observamos um relaxamento por parte da população e o resultado automático é o aumento de casos, sempre deixamos claro que o vírus não foi embora, a Covid-19 não acabou”, frisa.

O secretário faz um apelo para a população manter os cuidados básicos e não farmacológicos como o uso de máscara, higiene constante das mãos e distanciamento social. “Toda vez que divulgamos um dado, nossa preocupação está em manter a população alerta e consciente de que a baixa ou aumento no número de casos ativos é uma consequência direta do nosso comportamento, por isso precisamos continuar com todos os cuidados necessários”, disse Marchioro.

Onde procurar ajuda

A recomendação para quem sentir sintomas, isto é, qualquer sintoma que possa estar relacionado à Covid-19 é procurar atendimento imediato. O Hospital Municipal de Campanha que fica aberto 24 horas. Além disso, o PSF Novos Campos, localizado na Zona Leste, também está atendendo das 7 horas da manhã às 19 horas, mesmo horário dos fins de semana. De segunda à sexta-feira (exceto feriados) o local também está aberto no período noturno das 18 horas até às seis da manhã do dia seguinte. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos - Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).