A programação incluiu a apresentação da campanha da ONU e suas possibilidades de fortalecimento dos municípios e da defesa civil; a elaboração da Carta com compromissos estratégicos de ações alinhadas com a defesa civil nacional e os municípios - oportunidade para os prefeitos firmarem parcerias; a assinatura de ofícios para os municípios que desejarem se tornar signatários da Campanha Construindo Cidades Resilientes, entre outras ações.
O ciclo de palestras apresentou vários temas, como A Defesa Civil em Mato Grosso, Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis, Cidades Resilientes – Experiência de Belo Horizonte, além da mesa de discussão para a integração de ações e proposição de estratégias e ações para a construção de cidades resilientes.
A campanha Construindo Cidades Resilientes é uma iniciativa global lançada em 2010 pelo Fórum de Prefeitos para unir-se à Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres, que envolve vários países. Compreender como e quando os eventos adversos podem se tornar um desastre e promover ações para que as vulnerabilidades sejam reduzidas são desafios para os gestores públicos.
Dando continuidade ao encontro, será realizado hoje e amanhã (30 e 31 de outubro), no Cenarium Rural, o Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres, pela Defesa Civil do Estado.