Prefeitura Municipal de Sorriso

Gestão pública

Contas de 2019 da Prefeitura de Sorriso são aprovadas pelo TCE

Publicado em 21 de maio de 2021 às 09:17

Com superávit orçamentário, Sorriso recebeu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo pelo Pleno de Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). A informação, que pode ser conferida no site do TCE, mostra que as contas, referentes ao exercício de 2019, foram analisadas junto às contas de Itanhangá e votadas por unanimidade na sessão ordinária remota desta terça-feira (18).

De acordo com o relator dos processos, conselheiro José Carlos Novelli, foram cumpridas as determinações constitucionais e legais na aplicação de recursos públicos relativos à administração fiscal, aos gastos com pessoal e aos investimentos nas políticas públicas de Educação e Saúde.

O conselheiro chamou a atenção ainda para a questão do equilíbrio financeiro, constatado nos autos. “No tocante a execução orçamentária, constatou-se resultado superavitário. Além disso, apresentaram boa capacidade para honrar seus compromissos no curto prazo. Isso é ótimo”, avaliou.

Sobre a existência de irregularidades, apontadas em ambos os relatórios técnicos, afirmou: “compreendi que elas não têm força para conduzir emissão de juízo reprobatório das contas, uma vez que não comprometeram a execução orçamentária, financeira e patrimonial”.

Frente ao exposto, José Carlos Novelli seguiu o posicionamento do Ministério Público de Contas (MCP) e votou pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação das contas dos dois municípios, com recomendações às respectivas câmaras municipais para que determinem ao Poder Executivo a adoção de medidas corretivas.

Secretário de Administração de Sorriso, Estevam Calvo, destaca que a Prefeitura segue em busca de atingir todos os índices de eficiência. “Estes resultados mostram que seguimos no caminho certo e que ainda há muitas oportunidades de aprimorar ainda mais o processo, sempre foco na eficiência e na transparência”, reforça.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, a aprovação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Prefeitura no tocante à gestão rigorosa dos recursos públicos. “Trabalhamos com afinco para sempre fazer mais à população gastando menos, utilizando com muito respeito nossos recursos, pois sabemos que são oriundos do trabalho de cada cidadão sorrisense”, analisa o gestor.

Texto: Nádia Mastella | Com TCE MT
Fotos: Arquivo