Confira:

7 de novembro (segunda-feira)

8h – Lançamento do Gabinete Lixo Zero e da Estação de Sustentabilidade, no Paço Municipal;

19h – Abertura oficial da Semana Lixo Zero, com lançamento do Projeto “Escolas Lixo Zero” no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

8 de novembro (terça-feira)

10 horas – Mobilização das equipes internas da Prefeitura com o lançamento do projeto “Prefeitura + Sustentável”, que reúne várias ações focadas em sustentabilidade;

15h30 – Workshop sobre o “Vaso Compostor Lixo Zero”, no Horto Municipal Sebastião Almeida da Silva. Esta ação será para um número limitado de pessoas e as inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZV2Xzlg-2aDmfGE4LIqdQI0-0z1ujjQKlaZfAYm8exauZ9w/viewform;

9 de novembro (quarta-feira)

14 horas – Treinamento com diretores de unidades escolares sobre o projeto “Escolas Lixo Zero”, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec);

10 de novembro (quinta-feira)

7 horas - Treinamento sobre destinação ambientalmente correta de resíduos para a equipe da Oficina da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp);

14 horas – Palestra no Marco Zero para alunos da Extensão da Escola Estadual Ignácio Schevinski Filho, com ação de limpeza na Área Verde Central;

11 de novembro (sexta-feira)

7h30 – Treinamento “Lixo Zero” para os integrantes da Associação Amigos da Reciclagem e equipe do Eco Sorriso, no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG);

9 horas – Inauguração do Ecoponto da Praça da Integração, no Bairro Novos Campos;

10h30 – Inauguração do Ecoponto Lixo Zero, no Delnorte Atacarejo;

Saiba mais sobre o Conceito Lixo Zero:

Segundo o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance –Lixo Zero é:

“uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

Podemos também dizer, que Lixo Zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.

Os R’s do Conceito Lixo Zero

REPENSAR: Acabar com a ideia que resíduos são sujos. Não descartar no lixo comum ou misturar materiais que poderiam ser reciclados.

REUTILIZAR: Diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem. Ex.: usar uma folha de papel dos dois lados.

REDUZIR: Gerar o mínimo possível de lixo. Ao invés de lixeiras, residuários e contentores para acomodar os materiais.

RECICLAR: Aproveitar a matéria prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros.

De quem são as responsabilidades?

Indústrias: na produção e design dos produtos.

Comércio: comercializa os produtos das indústrias.

Consumidor: na extremidade final do sistema: o consumo, o uso e o descarte.

Governo: para harmonizar a responsabilidade de ambos: comunidade e indústria.