Uma grande festa do esporte, com confraternização entre atletas de todas as idades. Assim foi a quarta edição da Corrida de Soja de Sorriso, que consagrou como campeões o goiano Pablo Fagundes da Costa, na categoria masculina, com o tempo de 32’20”; e a cuiabana Nadir Sabino de Siqueira, na categoria feminina, com o tempo de 43’33”.

Reunir atletas de elite, que têm o esporte como profissão, com pessoas que buscam no esporte apenas a promoção da saúde física e emocional. Este é o objetivo central da competição, que faz parte do calendário comemorativo do aniversário de Sorriso e também das corridas de rua do país. O “competir junto” cria vínculos de companheirismo e amizade entre os participantes. É o caso da barra-garcense Maria das Graças Reis, de 69 anos, que não deixa de vir a uma competição. A veterana  obteve o melhor resultado na sua categoria, com o tempo de 1h05’04”. O exemplo da “Graça”, como é chamada, contagiou a sorrisense Maria Simone Teixeira Coelho, de 32 anos, que levou o marido e o filho de um ano e seis meses para competir. Mostrando que é possível sim conciliar esporte, saúde e família, Simone cumpriu a prova em 1h11’17”. “ Eu e meu marido nos revezávamos para empurrar o carrinho”, explica.

“Conseguimos reunir cerca de quatro mil pessoas na Praça das Fontes, que puderam viver momentos de superação e confraternização de forma sadia”, destaca o secretário municipal de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.  Além da Corrida da Soja, de 10 km; da Caminhada de 3 km e da Corrida do Grãozinho, com distâncias que variavam conforme a idade, as crianças também puderam desfrutar de momentos de lazer e muita diversão, com pula-pula e pintura no rosto. Com apoio do Corpo de Bombeiros, foi garantindo refresco com chuva artificial para atletas e crianças, que também mexeram o corpo com o Axé e a Zumba.

A premiação foi de R$ 2 mil para os primeiros colocados,  R$ 1,5 mil para os segundos colocados, e os terceiros, R$ mil.  No total, a premiação será de R$ 15,6 mil, já que os primeiros colocados por categoria também recebem premiação. A Corrida da Soja é promovida pela Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Associação Sorriso de Atletismo (Asa Sorriso). Para sua realização, demais secretarias contribuem de forma direta, como a Secretaria de Saúde e Saneamento; de Obras e Serviços Públicos; e de Transporte. A Câmara de Vereadores e a Águas de Sorriso também contribuíram para o evento, bem como as empresas Pôr do Sol Urbanizações e Água Puríssima.

A equipe organizadora da prova  também  contou com importantes parcerias, como o Serviço Municipal de Gerenciamento do Trânsito, a Polícia Militar, o Grupo de Escoteiro Jaguatirica, Grupo Pedal dos Amigos, Grupo Bike Trilhas, Patins Galera In Line, Sorriso Hornets, Guardiões do Éden e Facem.

Confira as declarações dos destaques da competição, veiculas no site Portal Sorriso e no Cidade Alerta:

Não faltou emoção no depoimento da sorrisense Isabelle Almeida em entrevista ao Cidade Alerta. Ela conquistou o terceiro lugar na Corrida da Soja. Os demais vencedores do evento esportivo – que teve mais de 1,2 mil inscritos – elogiaram a organização.

“É muita felicidade. Não é minha prova específica, mas a gente representou bem a cidade”, ressaltou Isabelle, que treina em Sorriso e também representa o município em competições fora do Estado.

Para ela, a sensação de competir em ‘casa’ é diferenciada. “A gente está costumada a correr em pista. Essa foi a minha primeira vez na rua. Mas é gratificante correr na cidade e representar bem”, frisou.

A cuiabana Nadir Sabino conquistou a primeira colocação na corrida principal. “Tenho dificuldade de correr à tarde, mas acho que quando se está preparado não existe clima, nem percurso e nem adversários. Eu treino há 37 anos, tenho 47, e já participei de várias corridas. Esse ano consegui o primeiro lugar, apesar do percurso difícil e do clima quente”.

Nadir ressaltou que o calendário esportivo mato-grossense está recheado de eventos, mas ela aproveitou para fazer uma crítica ao setor em Cuiabá. “O interior está valorizando mais os atletas. Nós, atletas, dependemos disso e o interior está de parabéns por valorizar os atletas enquanto as capitais estão nos desvalorizando, sem premiação”.

A segunda colocada no certame foi a atleta Maria José de Souza, de 41 anos, que veio de Rondônia. “A gente ama o atletismo e é sempre motivador correr. Essa é a segunda vez que venho participar e esse ano não poderia deixar passar em branco. Afinal, a cada competição é uma história diferente e estamos sempre querendo superar os nossos limites”.

Já na categoria masculina, Pablo Fagundes, de Santa Helena de Goiás, foi o que conquistou a primeira posição. “Agradeço a Deus pela oportunidade de estar em Sorriso e participar dessa etapa. O que me motiva é que eu vivo para o atletismo. Fiquei sabendo pelo site, me inscrevi e vim competir. Quero agradecer à organização da prova por fazer esse grande evento. A mudança do percurso, neste ano, tornou a prova mais pesada, mas nada que a gente pudesse deixar de vir competir. Sempre tento fazer o melhor”.

Confira os principais resultados.

Prova Principal

1.º lugar: Pablo Fagundes da Costa