Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
“Em fevereiro tem Carnaval”, como já canta Jorge Ben Jor desde 1969. Agora, o que não pode deixar de ter também é saúde, né?! Por isso mesmo a Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) organizou uma escala de atendimento para o período:
O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, reforça que a UPA Sara Akemi Ichicava e a Farmácia Central Takeo Watanabe atendem diariamente 24 horas. “Nossa equipe está sempre pronta para atender nossa população e em especial nesse período, com um feriado prolongado, destacamos a importância de todos aproveitarem o Carnaval com tranquilidade e responsabilidade, evitando tragédias como acidentes em consequência do consumo excessivo de álcool; vale aquela antiga máxima: se bebeu, não dirija”, completa.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).