Na próxima semana, na quinta (25) e na sexta-feira (26), Sorriso se mobiliza para a realização da VII Conferência Municipal de Assistência Social, no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi. O evento é uma ação conjunta entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social.

O tema da conferência é “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” e seu objetivo é avaliar a política de Assistência Social e redefinir diretrizes para os próximos dois anos. Para embasar as discussões, foram definidos quatro eixos, que são:

- Eixo 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

- Eixo 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;

- Eixo 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre seus serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;

- Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para dos direitos socioassistenciais.

A abertura oficial da Conferência será às 19 horas do dia 25, com apresentações culturais, apresentação de vídeo e leitura e aprovação do regimento interno. No dia seguinte, no período da manhã e da tarde, serão proferidas palestras, apresentações culturais e serão promovidos trabalhos em grupo para formatar as propostas e escolher os delegados que representarão Sorriso na Conferência Estadual. Em dezembro, propostas do Brasil inteiro serão discutidas na 11.ª Conferência Nacional de Assistência Social, será promovida em Brasília.