O plano está em fase análise da atual situação do armazém, coloca o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Thiago dos Santos, cujo modelo é antigo e se encontra abandonado. Depois do estudo das reais condições das instalações é que será definido o que será feito. “Esse é o primeiro diálogo com o município. Sorriso foi um dos municípios mais beneficiados com a compras de milho pela Conab na última safra mas, infelizmente, não teve onde deixar esse milho aqui para o aproveitamento do pequeno produtor. Com o armazém funcionando em Sorriso e, de acordo com a demanda, o milho fica aqui para atender a agricultura familiar e ao pequeno produtor”, explica.

Ainda de acordo com o diretor da Conab, Sorriso tem a maior produção do Brasil e o país está passando por um déficit de armazenagem. “Aqui tem uma estrutura parada, fechada. A Conab vai voltar a operar em Sorriso. Iremos analisar a melhor viabilidade, melhores condições técnicas e estruturais para reativar e receber os grãos em um armazém do governo federal, dentro do município, afirma Thiago

A Conab é uma instituição extremamente importante para o agronegócio, destaca o prefeito Ari Lafin, reforçando que essa é uma pauta importantíssima. “A Administração Municipal se  une nessa causa para que a estrutura ultrapassada possa ser revitalizada ou construído um novo modelo. “O Brasil é agro e precisa discutir a sua balança comercial interna e, assim, garantir preços justos aos nossos produtos. Estamos vivendo um momento em que o preço do milho não cobre o custo e conversando com diretor da Conab Thiago e com o adjunto, Wanderley Paulo, precisamos do apoio do governo para reestabelecer e manter o preço mínimo de produtos importantes como o milho, caso contrário os nossos produtores terão prejuízos”, conscientiza Ari.

O secretário adjunto da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Wanderley Paulo, frisa que Sorriso é a Capital Nacional do Agronegócio e precisa, realmente de uma unidade da Conab, com estoques reguladores, não para interferir no preço do mercado mas, para ofertar segurança alimentar a toda a população brasileira. Sorriso é o nosso celeiro e não poderia ficar de fora.

Wanderley disse que essa é uma causa defendida pelo ministro Carlos Fávaro, pelo secretário Neri Geller, pelo presidente da Conab Edgar Preto, além do diretor Thiago dos Santos e a superintendente regional, em Mato Grosso, Francielle Tonietti Capilé Guedes, que se juntaram nessa reunião com o prefeito Ari Lafin e juntos irão avaliar as possibilidades. “Quero lembrar que em Sorriso foram compradas cerca de 5 milhões de sacas de milho, totalizando mais de 200 milhões de reais de investimentos na região norte do estado. Isso por si só justifica a reabertura da unidade da Conab no Município”, resume Wanderley Paulo.

Também participaram da reunião, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Adriano Denardi; o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Marlon Zanella e assessores.