A secretária Jucélia Ferro, que também é presidente do COEGEMAS-MT, coordenou assuntos sobre o Financiamento do SUAS, Pacto Federativo, Reforma Tributária e a urgência da PEC 383/17. Ela destaca que, o encontro fortaleceu o diálogo da Assistência Social entre os Estados e o Ministério

“São nessas reuniões que podemos apresentar as demandas cada estado e município, para juntos buscarmos avanços de melhorias de políticas públicas na reconstrução do SUAS que queremos. Foram dois dias de diálogos intensos e necessários para reforçar a importância de uma Assistência Social de qualidade, colaborativa e participativa para a sociedade” pontua.

Durante o evento, a comitiva sorrisense participou também de várias oficinas pertinentes e relevantes a Assistência, como: Educação permanente no SUAS e desafios na atualização da NOB/RH/06; novas estratégias no Trabalho Social no PAIF e no PAEFI; trabalho com coletivos e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e a integração do PAIF e PAEFI; gestão da transferência de renda em âmbito local: Cadastro Único e Bolsa Família; trabalho Infantil e novas estratégias de enfrentamento: AEPETI e desafios no apoio técnico e financeiro a grupos populares; / Sistema de Garantia de Direitos e as competências do SUAS na aplicação da Lei do Sistema de Garantia de Direitos para Crianças Vítimas ou Testemunhas de Violência (Lei nº 13.431/17); questões étnico-raciais, de gênero e diversidade no SUAS: experiências locais; vigilâncias Socioassistenciais, desproteções socio-territoriais e aprimoramento no Cadastro Único; proteção Social à população em situação de rua e o aprimoramento das ações no SUAS.

"Essas capacitações e diálogos são muito importantes para melhorias de ofertas de serviços aos trabalhadores do SUAS," finaliza, secretária Jucélia Ferro.