O secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec) e presidente do Comitê, Marcelo Lincoln, explica que nesse primeiro foi solicitado aos loteadores que conversem com seus clientes e destaquem a importância de que todos devem manter as áreas adquiridas limpas.

Lincoln ressalta que lotes sujos são potencialmente mais propensos a pegar fogo e caso ocorram queimadas haverá a aplicação de sanções como multas. “Independente de quem tenha provocado o incêndio a multa é aplicada no CPF do proprietário”, explica.

“Um terreno sujo é também o ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos, criadouro do mosquito Aedes aegypti e o local ideal para servir de esconderijo para meliantes”, reforça. “Nesse encontro conversamos sobre todos esses pontos com os loteadores”, diz o secretário.

Além disso, adianta Lincoln, o Comitê também já está analisando as ações como limpeza de locais públicos; das áreas privadas com registros de queimadas em 2022 e de espaços em que os registros de queimadas ocorrem todos os anos e cujos proprietários não tomam providências efetivas para eliminar a situação.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller, lembra que o trabalho se divide em etapas de prevenção, preparação, resposta e responsabilização com os incêndios florestais. E para isso, uma das metas do Comitê é justamente ampliar a comunicação entre as várias partes envolvidas e interessadas neste trabalho, o que permite a adoção de novas práticas e a promoção de ações focadas na resolução de problemas.

“Precisamos nos antecipar aos problemas, avançar em nossa organização em rede e buscar, juntos, se não evitar em sua totalidade, o que é o desejo de todos, pelo menos, prevenir o máximo possível e agir com agilidade para mitigar incêndios, reduzindo danos patrimoniais e, principalmente, resguardando vidas, a saúde e o nosso meio ambiente”, reforça o prefeito Ari Lafin.

O Comitê

O Comitê, criado em abril de 2021, é formado pela Prefeitura, além de integrantes de diversas outras instituições, como o do Sindicato Rural, o CAT, a Aprosoja, o Corpo de Bombeiros Militar (BM), a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), associações empresariais e concessionárias de rodovias.

Curso de Brigada de Incêndio Florestal

Seguem abertas até amanhã, 25 de maio, as inscrições abertas para o curso de Brigada de Incêndio Florestal promovido pela 10.ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Sorriso com apoio da Prefeitura Municipal. As vagas são limitadas e os interessados podem procurar o próprio quartel para as inscrições que serão realizadas até amanhã, 25 de maio. O curso será ministrado entre os dias 29 a 31 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo número (66) 9.9985-5720.