Apresentar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, esse foi o assunto principal em pauta na reunião do Comitê de Acompanhamento e Assessoramento às Ações de Controle da Vigilância em Saúde. A reunião foi realizada no final da tarde de terça-feira (30) na Casa dos Conselhos.

Segundo dados apresentados pela Coordenadora da Vigilância Ambiental Adriana Ortiz, o índice de infestação do mosquito apresentou queda, caiu de 3.95%, para 2.95%,  redução de 1%, reflexo do trabalho de conscientização desenvolvido, “ tivemos uma redução significativa no índice de foco do mosquito, acredito que as ações de educação em saúde começam a surtir os efeitos, temos trabalhado bastante essa questão, com crianças e adolescentes, que cobram os pais para somar nessa luta de combate ao mosquito. Embora o índice aceitável pelo Ministério da Saúde seja 1%, mas estamos avançando e com apoio da população vamos reduzir mais. Com a convocação dos novos agentes, nós também intensificamos as ações e orientações nas residências, assim o trabalho de conscientização ficou mais efetivo”, explicou a Coordenadora da Vigilância Ambiental.

As ações de limpeza da cidade realizadas no último trimestre pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que recolheu os resíduos, foram importantes na redução dos focos dos mosquitos, “neste trimestre tivemos a limpeza da cidade e isso foi muito importante na redução dos focos do mosquito Aedes Aegypti. Essa união do Poder Público das entidades e da população é muito importante no combate ao mosquito” ressaltou Taynná Vacaro, Coordenadora da Vigilância em Saúde.

O Conselho é composto por representantes de bairros, entidades e da sociedade civil organizada, as reuniões para discussão e apresentação das ações são realizadas a cada trimestre, “nós estamos estudando a viabilidade de possíveis mudanças no estatuto do conselho para que possamos ter legalidade para arrecadar fundos através de atuações e eventos. Com esses fundos poderemos custear algumas ações no combate aos mosquitos Aedes aegypti e com isso as campanhas podem ganhar mais força. Estamos aqui para somar forças e juntos combater esse mosquito”, afirmou a vice-presidente do Conselho Márcia Souta.