Na manhã de ontem (8), cerca de 30 integrantes do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) reuniram-se para votar o plano de ação e orçamento para a nova gestão.  Além dessas pautas, os conselheiros aprovaram a criação de duas comissões internas que visam dar agilidade aos trabalhos do Comsep.

“Foram criadas duas comissões, sendo uma contra o abuso do sossego público e outra comissão permanente de trânsito. Nossa diretoria elaborou um plano de ação que foi amplamente discutido entre os conselheiros e aprovado por todos. Sabemos que o Estado não consegue manter a estrutura da segurança pública, e em Sorriso estamos preocupados com o que a população espera e merece em relação à segurança”, explicou o presidente do conselho, Sebastião Ferreira de Andrade (Pedrinho da Hidráulica).

Para o delegado da Polícia Civil de Sorriso, Andre Eduardo Ribeiro, a parceria entre Administração Municipal, sociedade organizada e as instituições de segurança pública, por meio do Comsep, tem surtido efeitos positivos. “Somos nós os responsáveis por garantir a segurança dessa cidade, mas posso afirmar que o baixo índice de criminalidade registrado em Sorriso, em comparação a outros municípios, é reflexo desse apoio que temos recebido de toda a sociedade. Aqui vejo um trabalho em conjunto, recebemos apoio financeiro da Prefeitura e sentimos a confiança no trabalho por nós realizados”.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Leonardo Ramos, também aprova o formato da parceria firmada via conselho. “Já trabalhei em vários estados brasileiros e posso dizer que o município de Sorriso se destaca de todos em razão dessa interação e essa coordenação de um conselho municipal, conselho este que tem a preocupação em suprir as demandas das instituições de segurança pública“.

Há poucos meses residindo em Sorriso, a defensora pública, Rejane Snidarsis, se diz surpresa com a cooperação entre os poderes e as instituições. “Participei pela primeira vez de uma reunião do Comsep e estou extremamente feliz e impressionada com a qualidade do trabalho prestado pela Administração. O conselho é de fundamental importância, pois cuida de uma gestão mais macro da segurança pública. Geralmente as instituições trabalham isoladamente, e aqui é ao contrário. Há uma união em prol da comunidade”.

Luis Fábio Marchioro, secretário municipal de Governo e Segurança Pública, pasta responsável pelo Comsep, comemora a participação massiva dos conselheiros na última reunião. “Fico feliz em saber que a sociedade está debatendo o assunto e os resultados são visíveis. A sensação de segurança retornou a Sorriso. As instituições trabalham muito, cada qual fazendo seu trabalho de maneira excelente. Esta reunião teve uma participação efetiva de quase todos os representantes, o que prova que a sociedade está envolvida e está debatendo. No que depender da Administração Municipal daremos sustentação para o que a sociedade decidir”.