Os Jogos das Crianças tem o objetivo de promover a ação de política pública de fomento à iniciação e vivências esportivas, reunindo as crianças das escolas de Sorriso, em uma grande confraternização de aprendizado e desenvolvimento.

As categorias foram divididas por idade sendo que na C- participam crianças com 11 e 12 anos, cujo ano base é 2010/2011; na categoria D seleciona crianças de 9 e 10 anos, dos anos 2012 a 2013; e na E estão os pequeninos entre 7 e 8 anos a idade, nascidos em 2014/2015.

O congresso técnico será online, no dia 23 de setembro, das 9h às 11h, através da plataforma google meet.

Os jogos, das modalidades coletivas basquete, handebol, futsal e voleibol serão realizados nos ginásios Domingão, Flor do Cerrado, Fermino Maleski, quadra do Complexo Esportivo Jornalista Luis Fernando Guamerin no bairro Bom Jesus e na quadra da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt. Já as disputas individuais como atletismo e tênis de mesa serão desenvolvidas no Estádio Municipal e no Centro de Treinamento de Tênis de Mesa do Ginásio Flor do Cerrado. As disputas se realizarão das 7:30 as 10:30 e das 13:30 às 16:30.

Conforme o regulamento, nas modalidades coletivas como mini-basquete, mini-handebol, futsal e mini-voleibol onde participam crianças de 09 a 10 anos, as equipes serão formadas por 10 atletas cada. Na categoria 11 e 12 anos, nas modalidades basquete, handebol, futsal e voleibol, 10 atletas formam as equipes.

Nas categorias mini quer seja handebol, basquete ou vôlei são atividades de iniciação aos princípios do esporte, que visa trabalhar de forma adaptada, lúdica e integral todo o processo de ensino dos movimentos, ações, aplicações e particularidades dos mesmos aos jogos com ou sem bola para crianças.

Já no atletismo as modalidades coletivas formadas por crianças de 09 a 10 anos, as equipes de terão 10+10 participantes; o tênis de mesa contará com 6 +6 representantes e o os jogos de dama 4+4. Para a coletiva E, com idade 07 a 08 anos, modalidade pega bandeira serão 12 atletas com formação mista.

De acordo com os organizadores, todas as escolas de Sorriso podem participar do evento alusivo ao Dia da Criança.

O evento é uma realização Prefeitura Municipal, por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec) e da secretaria municipal de Esporte e Lazer (Semel).