“Fico feliz ao passar em frente ao campo e ver dezenas de crianças aguardando a vez para jogar bola. A Administração Municipal tem um olhar sensível para com nossas crianças e jovens, e a gente reconhece isso”, complementa Paula Cristina Barbosa, presidente do bairro Santa Clara.

Ao detalhar as ações desenvolvidas pela Prefeitura para reduzir os índices de criminalidade, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, apresentou dados referentes ao programa Vigia Mais MT

Implementado pelo Governo do Estado com apoio da Administração Municipal, o programa prevê a instalação de 345 câmeras de monitoramento, sendo 23 speed domes equipadas com zoom óptico, 23 OCRs com lentes que possibilitam a leitura de placas de veículos, além de equipamentos e suprimentos para armazenamento de dados.

Ainda com relação ao programa, Sorriso foi o primeiro Município do estado a interligar os equipamentos ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Outra medida que, na avaliação do gestor, contribuiu efetivamente com a segurança pública foi a substituição das lâmpadas convencionais pela tecnologia LED em todo perímetro urbano do Município.

“Concomitantemente, implantamos a jornada delegada que permite o pagamento de bombeiros e policiais em horário de folga para reforçarem os serviços de fiscalização, prevenção e de combate a incêndios, assim como o policiamento ostensivo no perímetro urbano e também rural”, contextualiza.

“Onde houver indícios de criminalidade, ali estramos intensificando a presença do Município. Seja por meio das ações preventivas desenvolvidas pelas secretarias de Educação, Assistência Social e Cultura, Turismo e Juventude, ou ainda, de forma repreensiva com atuação conjunta com as Forças de Segurança. O que não permitiremos é que pessoas nocivas a sociedade ‘adotem’ nossas crianças e jovens”, asseverou Lafin ao pedir a compreensão dos líderes comunitários.

“Reitero meu respeito e admiração ao trabalho voluntário desempenhado por cada um de vocês. Na medida do possível, buscamos atender aos 129 bairros de Sorriso de forma igualitária. No entanto, alguns necessitam de uma maior atenção por apresentarem mais demandas que os outros. Ser prefeito é como ser pai. Você ama todos os filhos de maneira igual, mas sempre tem aquele ‘menorzinho’, aquele mais inseguro e que por esse motivo precisa de uma maior proteção”, concluiu.

As propostas constam no ofício 001/2023 da Associação de Moradores do Município de Sorriso.

O documento é assinado pelos presidentes de bairros; Hellen dos Santos Garcia (Taiamã I), Darci Vilmar Borges da Rosa (Boa Esperança e Fraternidade), Edson Batista Ribas Bonet (Estrela do Sul), Edson Antonio Pereira (Monte Líbano), Juliano Mathias (Pinheiros III), Paula Cristina Barbosa (Santa Clara), Paulo Sérgio Pereira da Silva (Rota do Sol), Antônia Cilene Batista (Santa Maria) e Fábio Junior da Silva (Terra Brasil).