Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Sorriso 35 anos

Com o Habita Mais Sorriso, Prefeitura pretende avançar na disponibilização de casas populares

Publicado em 14 de maio de 2021 às 12:47
Em seu cerne, a ação incentiva a construção de residências para famílias com renda máxima de dez salários mínimos

Na terça-feira, dia 18 de maio, a Prefeitura apresenta o Habita Mais Sorriso. Este programa de desenvolvimento de projetos habitacionais de interesse social tem duas metas centrais: ofertar habitação para famílias com faixa de renda de zero a dez salários mínimos, no máximo; e, ao mesmo tempo, estimular o setor de construção civil de Sorriso, gerando emprego, renda e potencializando o comércio local.

Às 15h do dia 18, no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi, o Habita Mais Sorriso será detalhado para representantes dos setores da construção civil e imobiliário, além de profissionais ligados a estas áreas e autoridades. Respeitando as normas para evitar novos casos de Covid-19, todos devem usar máscara e manter o distanciamento social, lembrando que no local a lotação máxima será de somente 50% da capacidade.

Para estimular a construção dos projetos habitacionais populares, a Prefeitura, por meio do Programa, concederá uma série de incentivos fiscais, como a redução e até isenção de impostos. “Nosso foco é atuar de maneira integrada, ofertando opções de moradias a preços acessíveis às famílias com menor poder aquisitivo, ao mesmo tempo aquecendo o setor da construção civil, gerando novos empregos e potencializando nosso comércio local”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Titular da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), Ednilson Oliveira lembra à população que ainda não é a hora de fazer o cadastro junto ao Departamento de Habitação, que integra a Semcid, e está atualmente localizado no Ganha Tempo. “Este o momento em que estamos atuando para viabilizar a construção de novas unidades habitacionais, junto aos empresários e profissionais do setor”, explica o secretário, reforçando que somente depois destas definições é que será dado início ao processo de cadastramento das famílias interessadas.

Um projeto de lei para a criação do Habita Mais será enviado para apreciação da Câmara de Vereadores e toda esta proposta também vem sendo discutida junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Condess). “É um trabalho que vem sendo desenvolvido de maneira conjunta e integrada, e estas duas instituições, além de outras também, certamente continuarão a participar deste processo de viabilização de moradias populares às famílias sorrisenses”, comenta o secretário-adjunto da Semcid, Vanderly Rudge Gnoato.

Texto: Nádia Mastella

SIC