Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Coegemas-MT) está promovendo (22 e 23), em Cuiabá, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), uma capacitação aos gestores, técnicos e conselheiros tutelares dos 141 municípios com a participação do renomado palestrante Luciano Betiate.
Conforme a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Sorriso, Jucélia Ferro, que preside o Colegiado, a capacitação visa fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, falando da responsabilidade de cada órgão no processo. “Serão dois dias de muito conhecimento, com um verdadeiro trabalho em rede e uma imersão ao conhecimento. O Conselho Tutelar é um órgão importantíssimo para defesa da criança e do adolescente e o Coegemas entendendo essa demanda traz para os municípios mato-grossenses esse maravilhoso evento”, frisa.
Além da AMM, o evento conta com apoio e a participação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-MT), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e da Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM-MT). A capacitação contou com a presença do Procurador, Paulo Roberto Jorge do Prado.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).