As primeiras cirurgias serão realizadas entre os dias 3 e 8 de março com 95 procedimentos de escleroterapia em três clínicas diferentes – os demais serão realizados ao longo do mês. Já de catarata, serão 80 procedimentos no dia 3 de março e mais 80 no dia 4. Até o fim de março devem ser realizadas 240 cirurgias de cataratas e 277 de escleroterapia de espuma, totalizando as 517 previstas.

O secretário de Saúde, Vânio Jordani frisa que o paciente que aguarda por um desses dois procedimentos deve ficar atento aos chamados da Central, “ao longo do mês nossa equipe irá entrar em contato informando o dia e horário da retirada das guias”, explica. Jordani reforça que a Central liga e envia mensagens pelo (66) 99978-8441; “então pedimos aos pacientes que salvem esse número e atendam assim que receber as ligações”.

Outra recomendação é manter o cadastro atualizado. Caso o paciente tenha trocado de número, deve procurar o PSF mais próximo de sua residência e atualizar o cadastro. “Infelizmente temos muitos cadastros com números desatualizados e precisamos que o paciente regularize essa situação para que possamos entrar em contato”, detalha o secretário.

O prefeito Alei Fernandes frisa que para a realização de todos os procedimentos – 517; o Município deve investir mais de R$ um milhão em recursos próprios. “Entendemos que há muitos sorrisenses aguardando por esses procedimentos e investir na saúde é cuidar da população com carinho e comprometimento”, finaliza.