A ideia de criar o CIS surgiu com objetivo de informar e orienta a população. “Em um momento de pandemia uma de nossas preocupações foi criar um canal gratuito de acesso à informação, para que as pessoas pudessem ter orientações oficiais com pessoas capacitadas e treinadas para orientar e tranquilizar a população, para que juntos pudéssemos enfrentar essa a pandemia. Foi assim que nasceu o 150”, contou o secretário de saúde e saneamento Luis Fábio Marchioro.
Ainda segundo o secretário o 150, foi essencial nesse período de pandemia, “tivemos situações onde recebemos ligações para fazer o atendimento rápido de paciente com a ambulância do município e conseguimos através de nossas equipes dar o socorro e salvar vidas, ressaltou ele
Sorriso é a única cidade do Estado de Mato Grosso que dispõe de uma Central de Informação da Saúde. A CIS é interligada com as forças de segurança, que encaminha às denúncias as autoridades competentes. No ápice da pandemia, o número 150 funcionou em período integral, 24 horas.
“Hoje continuamos com os atendimentos, porém funciona das 7h da manhã até a meia noite, todas as dúvidas referente à saúde podem ser tiradas com nossos atendentes no telefone 150, de qualquer operadora de celular ou telefone fixo,” explicou o coordenador Atair Machado .