Reformas foram realizadas dentro do Projeto Jeitos de Aprender da Fundação Abrinq

A Fundação Abrinq, por meio do Projeto “Jeitos de Aprender”, vai entregar no dia 23 de agosto novos espaços para dois Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI) do estado do Mato Grosso. As cidades contempladas com as reformas nas suas estruturas foram Sorriso e Nova Ubiratã. A inauguração do espaço reformado no CEMEI São José, em Sorriso, será às 8h30; e no CEMEI Pequeno Anjo, em Nova Ubiratã, acontecerá às 15h. – Também o projeto “Jeitos de Aprender”, no dia 24 de agosto, realizará em Sorriso, um seminário de encerramento do projeto no Centro de Eventos Ari José Rieldi — Av. Blumenau, s/n, às 13h30.

O Projeto “Jeitos de Aprender” no Mato Grosso, foi desenvolvido no período de novembro de 2016 a agosto de 2017, graças à parceria iniciada em novembro com empresa Nidera*, patrocinadora máster do Projeto. Ele tem objetivo de qualificar, nesses dois municípios, as práticas pedagógicas de creches locais por meio da formação de seus profissionais, doação de acervos literários e de jogos e realização de duas reformas em espaços de creche.

Em Sorriso, o CEMEI São José construiu um espaço multiuso e readequou duas salas. Já em Nova Ubiratã, a Fundação Abrinq reformou e equipou a sala de leitura e brinquedoteca do CEMEI Pequeno Anjo. Com as adequações, foi possível ampliar o número de vagas das duas creches.

“O Projeto trabalha para a qualificação de práticas pedagógicas de estímulo à leitura e ao raciocínio lógico dos alunos. Também propiciou o fortalecimento de vínculos entre as famílias e os profissionais das creches", declara Denise Cesario, gerente executiva da Fundação Abrinq. Ela lembra que garantir vagas em creche com atendimento qualificado é uma prioridade para a Fundação Abrinq.

O Projeto “Jeitos de Aprender” também beneficiou outras creches dos municípios. No total, cinco CEMEIs foram diretamente beneficiados, com 487 crianças de zero a três anos e 378 crianças de 4 a 5 anos beneficiadas. Profissionais dos CEMEIs e das Secretarias Municipais de Educação dos municípios de Sorriso e Nova Ubiratã adquiriram novos conhecimentos sobre planejamento, indicadores da qualidade na Educação Infantil, desenvolvimento infantil, musicalização e trabalho com famílias.

Outros espaços educacionais além dos citados acima foram beneficiados pela Fundação Abrinq por meio da participação de 10 CEMEIs no projeto, integrando o treinamento como “profissionais ouvintes”.

Sobre a Fundação Abrinq - Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Tem como estratégias: o estímulo responsabilidade social; a implementação de ações públicas; o fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos de crianças e adolescentes.