Quem chegou aos 60, 70, 80 ou mais sabe muito bem que conforme os anos passam, o corpo sente os efeitos de um organismo mais cansado para fazer as mesmas atividades de quando se é mais jovem. Contudo, dá para manter o corpo e a mente sadios na terceira idade, com a prática constante de atividades físicas.

Para as pessoas da terceira idade de Sorriso que pretendem manter a saúde em dia e a mente plena, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), ligado ao Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem diversas opções de atividades para garantir qualidade de vida e bem-estar.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, destaca, a importância de fazer exercício na terceira idade, pois com o envelhecimento, que uma dádiva de Deus, o corpo tende a ficar deficitário em alguns aspectos. “Os mais sintomáticos são a perda de força muscular, a energia para realizar as mesmas atividades do dia a dia. Por isso, praticar exercícios na terceira idade é uma forma inteligente de se prevenir dos desgastes que surgem, nessa fase da vida”, reforça a gestora.

O início das atividades no CCI será na segunda-feira (dia 06). A coordenadora do Centro, Silvana Bezerra, disse que o retorno das atividades, na próxima semana, será para os praticantes da academia, alongamento, informática e jogos diversos. Já hidroginástica e zumba gold estão programadas para iniciar no mês de março. “Estamos aguardando a todos com as atividades citadas, elas são gratuitas e contribuem no processo de envelhecimento saudável e no desenvolvimento da autonomia", convida.
Silvana lembra, ainda, que é preciso fazer o recadastramento que pode ser feito no CCI e passar pela avaliação médica, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, para participar das atividades.