Duas comemorações especiais marcaram o mês de outubro no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Integrar (CAPSi). Nesta sexta-feira (11), a equipe promoveu uma manhã especial repleta de guloseimas, brincadeiras e muita diversão em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental e o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro.
A confraternização aconteceu no Centro Esportivo Fernando Luís, no Bairro Bom Jesus, reunindo crianças, coordenadoras da Rede de Atenção Psicossocial, familiares dos acolhidos e os profissionais que fazem da equipe multidisciplinar da unidade.
Luciana Azevedo, coordenadora CAPSi Integrar, explica que o encontro foi pensado para acolher, celebrar e fortalecer vínculos, bem como criar momentos de Inclusão, integração, promoção da vida, do cuidado contínuo com a saúde mental, importantes no processo terapêutico.
“Dentro das ações desenvolvidas pelo CAPSi, as atividades coletivas são consideradas essenciais para o fortalecimento da saúde mental, pois estimulam o senso de pertencimento, o suporte emocional e o desenvolvimento de habilidades sociais como a empatia, a colaboração e o trabalho em equipe”, frisa.
O objetivo dos encontros é promover espaços de acolhimento, em que eles se sintam seguros para brincar, sorrir, se expressar, desenvolver suas habilidades e construir vínculos afetivos, declara a enfermeira Bruna Gonçalves, coordenadora da Atenção Especializada, "Tudo isso contribui diretamente para o desenvolvimento emocional e social de cada um, inclusive dos familiares", frisa.
Além de brincar e dançar muito, a manhã festiva contou também com dinâmicas recreativas, joguinhos coletivos, cachorro-quente, picolé, refrigerante, bolos, algodão-doce, pintura facial e pipoca. Ao final do evento, cada criança levou para casa um saco cheio de guloseimas e amor de toda a equipe do Atenção Especializada.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).