O Centro de Apoio Psicossocial Nova Vida (CAPS) de Sorriso fará, nesta sexta (18), uma programação especial em alusão ao dia da Luta Antimanicomial,  que é comemorado no dia 18 de maio. As 14 horas será realizado um brechó, com exposição de trabalhos e feira de artesanato, Ciranda Musical e, na sequência, terá uma palestra como tema: Avanços e Retrocessos da Saúde Mental. 


O  movimento da Luta Antimanicomial teve inicio no final da década de 1970, com objetivo de questionar a forma com que eram tratadas as pessoas com “transtornos mentais”,  com isso vieram as mudança política de tratamento,  que foi instituído através da Lei 10.216/ sancionada em no ano 2001. A legislação determinou o tratamento em serviços abertos, substitutivos ao modelo hospitalar, prevendo fechamento dos manicômios. A partir de então foram implantandos serviços que construíssem práticas de saúde mental sem preconceito e sem exclusão.  


Com esse marco, as pessoas passaram a receber acompanhamento psicossocial, inseridos na própria comunidade, entendendo que as relações sociais e o contexto em que ela está inserida também precisam ser considerados nesse processo da saúde mental.


Veja a programação.