E em Sorriso a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida (CAPS), elaborou uma programação voltada para a conscientização da importância de falar sobre saúde mental e emocional; discutir o tema, e, claro, ofertar canais de ajuda.

Entre as ações estão atividades de parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES); Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a partir do dia 17 de janeiro com desenvolvimento até o dia 31.

Já entre os dias 18 a 27, serão realizadas Rodas de Conversa sobre saúde mental com o público das instituições Casa do Oleiro e Porto Seguro. Já nos dias 27 e 28 serão realizadas ações de saúde mental e prática de yoga com trabalhadores da média e alta complexidade da Secretária Municipal de Assistência Social. Também no período de 17 a 31, a TV Executivo – transmitida pelas redes sociais da Prefeitura, debaterá o tema.

E, fechando a programação, a equipe do CAPS irá realizar uma palestra com o tema “Desafios e Oportunidades da Saúde Mental para 2022”. A data e horário serão definidos.

O coordenador do CAPS Nova Vida, Ricardo Alves, ressalta a importância de falar sobre saúde mental. “Impossível dizer que não estamos emocionalmente abalados; estamos entrando para o terceiro ano de uma pandemia mundial. Praticamente todos nós conhecemos pessoas que perderam alguém; é importante falarmos sobre tudo isso”, detalha.

Ricardo lembra ainda que independente da pandemia, a saúde mental precisa ser foco constante de debates. “Falar das nossas emoções não é fraqueza; pelo contrário: é libertador e pode sim tirar alguém de uma situação de risco, como uma ideação suicida ou o viver com medo”, frisa.

Para quem precisa de ajuda emocional em Sorriso, basta procurar o CAPS Nova Vida na rua Bené, nº 1620, no Benjamin Raiser. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas pela manhã e à tarde das 13 às 17 horas. O CAPS Nova Vida é uma unidade especializada para o acolhimento de adultos que sofrem com transtornos graves, severos e persistentes inclusive àqueles causados pelo uso abusivo de álcool e/ou outras drogas.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha que busca chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Nacionalmente, esta é a 9ª edição da campanha.