Conforme o Major BM Weber Dionísio Batista Júnior, além das palestras serão distribuídos gibis ilustrativos com a temática. A intenção é “vacinar as crianças com informações para diminuir os riscos de afogamentos em Sorriso e região”. Weber destaca que essa é uma campanha da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e esse é o segundo ano consecutivo que a 10ª CIBM integra a campanha.
O major explica que a semana latino-americana de prevenção a afogamentos iniciou no último domingo (24) e segue até o dia 30 de novembro. No município o projeto é colocado em prática com recursos do Funrebom.
Weber destaca que entre as principais orientações estão situações como evitar brincadeiras de trancar a respiração; optar por coletes salva-vidas e não bóias de braços; ao perceber alguém se afogando jogar algo para que a pessoa possa flutuar e nunca se arriscar evitando assim afogamentos duplos ou múltiplos. “E sempre salientando aos adultos que evitem consumir bebidas alcóolicas e entrar na água acima do umbigo”, frisa.