Uma nova turma do projeto Bombeiros do Futuro está em andamento na Capital Nacional do Agronegócio. Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar (10ª CIBM), nesta edição, que se estenderá até o dia 7 de dezembro, o projeto atenderá 70 crianças de oito a 12 anos. As aulas estão sendo ministradas na sede do Corpo de Bombeiros de Sorriso.

A secretária municipal de Assistência Social explica que o objetivo do projeto é contribuir para formação escolar e familiar dos alunos. “O Bombeiros do Futuro vem para somar com as famílias, no sentido de orientar as crianças em relação ao respeito para com os pais, amigos, tios e irmãos. Nosso objetivo é resgatar valores como civismo e amor ao próximo, e a mudança que ocorre ao final de cada edição é fantástico. Tanto os pais quanto os alunos agradecem muito por terem participado e nós ficamos muito mais felizes por poder contribuir”, ressalta Jucélia Ferro.

A aula inaugural, realizada na noite desta terça-feira (8), no Centro de Eventos Ari José Riedi, reuniu autoridades locais e familiares que foram ver de perto a apresentação dos novos bombeiros mirins. Na ocasião, o comandante da 10ª CIBM, Capitão Weber Dionísio Batista Júnior, pontuou que o programa é uma forma de contribuir na formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e construtores de atitudes benéficas para fomentar a cultura da paz.

Durante as aulas, os alunos recebem instruções de combate a incêndio, salvamento aquático, mergulho, salvamento em altura, hierarquia e disciplina, ordem unidade, sobrevivência na selva, primeiros socorros, higiene pessoal, sexualidade, civismo e cidadania, sempre com acompanhamento técnico, pedagógico e psicológico.

O projeto terá duração de quatro meses e, ao final, os alunos concludentes receberão o certificado de conclusão de todas as instruções ministradas.