Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) sinalizou ontem (3) a Avenida Blumenau, na região do Lago que está sendo revitalizado entre os bairros Jardim Amazônia e Rota do Sol. No local, foram instaladas placas que informam da possibilidade da travessia de animais silvestres, além de redutores de velocidade.
A medida é uma forma de alertar condutores sobre este risco, lembrando da importância de reduzir a velocidade, tanto nesta região, bem como em outras regiões de mata no perímetro urbano. Neste ponto do lago, foram registrados dois acidentes provocados por capivaras nos últimos dias, que resultaram em pessoas feridas e animais mortos.
“Pedimos aos condutores que sigam com ainda mais atenção e menos velocidade nestes locais, para que, caso aconteça de algum animal atravessar a pista, haja tempo hábil e velocidade adequada para frear e evitar o acidente”, explica o titular da Semsep, José Carlos Moura.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).