“Estamos dando o start a essa ação que tem o intuito de proporcionar aos alunos uma aula prática sobre a riqueza da biodiversidade do Município e criar nas crianças, de maneira lúdica, uma nova mentalidade de preservação do meio ambiente”, explica o idealizador do projeto, Celso Marcon.

Na última sexta-feira (21), representantes da empresa de engenharia naval Tecmar Náutica estiveram em Sorriso para uma reunião que contou também com a presença do prefeito interino, Gerson Bicego; do secretário municipal de Administração, Estevam Calvo; do coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Reinaldo Nunes; e do arquiteto e urbanista, Fábio Miguel. A empresa irá concorrer ao processo licitatório para contratação do serviço, que deverá envolver o projeto da embarcação e assessoria no processo de construção e regularização da obra junto à Marinha do Brasil.

“Com características de barco pirata, a embarcação se tornará um cartão postal de Sorriso. Acreditamos que ainda este ano a estrutura esteja pronta”, frisou Marcon.

Repoflora

O projeto tem como foco o repovoamento de peixes e o reflorestamento da mata ciliar dos rios do município e região. A ideia do projeto surgiu em 2018 quando um grupo de servidores da Prefeitura de Sorriso, liderados pelo então chefe de Gabinete, Celso Marcon, iniciaram os estudos. A iniciativa logo ganhou adesão de diversas secretarias municipais e hoje conta com a parceria dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; do Ministério Público; da Usina Hidrelétrica de Sinop; entidades sociais e empresas privadas; e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O Instituto Federal fornece assessoria de reflorestamento e se necessário, em último caso, realizar o repovoamento com a produção de alevinos.

O projeto contempla ações de educação ambiental, conservação, pesquisa e fiscalização. Atua nas ações de retirada de barracos no Parque Estadual do Salto Magessi, área de preservação permanente utilizada como ponto de pesca predatória. As operações são realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Polícia Militar (PM), Núcleo Integrado de Fiscalização e Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec) da Prefeitura de Sorriso.

“Nosso foco é intensificar a fiscalização da pesca predatória e conscientização de crianças e empresas sobre a importância da destinação correta do lixo e da emissão do esgoto. Acreditamos que essas medidas sejam suficientes para que os peixes aumentem naturalmente, sem que seja necessário o repovoamento que pode causar um desequilíbrio ao sistema”, explicou Marcon, lembrando que o projeto já conta com canteiros dentro do Horto Municipal que serão utilizados para o reflorestamento de áreas degradadas.

Em parceria com o IFMT, o repoflora desenvolve ainda um projeto de implantação de um hospital destinado ao atendimento e tratamento específico de animais silvestres vítimas de atropelamento, abandono e maus tratos.

*Matéria atualizada no dia 31 de janeiro, às 12h14.