Para costurar este processo e avançar no diálogo com o Governo do Estado, a demanda passa a integrar a pauta de discussões da Comissão Pró-Logística da Prefeitura de Sorriso. De acordo com a engenheira civil Silveth Xavier da Silva, que presta consultoria aos produtores rurais na viabilização do tão sonhado processo de “asfalto até a fazenda”, é preciso avançar em algumas regulamentações por se tratar de algo novo, tanto para o Estado como para as prefeituras.

“Nosso papel é dar o subsídio técnico aos produtores, segundo os parâmetros exigidos pelo Estado para facilitar a consolidação das parcerias, já que há um caminho em construção do papel de cada um dos parceiros para que atendam as necessidades de melhoria das rodovias municipais”, aponta a engenheira.

O Agroestrada, divulgado pelo Governo do estado no dia 11 de agosto, prevê obras em rodovia com plataforma de, no mínimo, 10 metros de largura e com cinco metros de pavimento (pista de rolamento). Pelo programa, o Estado irá repassar 50% dos recursos necessários para a execução dessas obras e em contrapartida as Prefeituras devem arcar com os 50% do total da obra, podendo essa contrapartida ser financeira ou não financeira, como na prestação de serviços de execução. O programa terá duração de 18 meses e os recursos serão alocados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

O Município de Sorriso já realizou um levantamento e inicialmente, com a construção de 350 quilômetros de asfalto, haveria condições de formação de um eixo logístico com capacidade de deslocamento para todos os pontos de Sorriso.

“A exemplo do que está sendo feito na MT- 485 e do que será feito na MT- 490 e na MT-560, é possível sim, com trabalho conjunto entre produtores, Município e Estado, promover a pavimentação das nossas vicinais”, lembra o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destacando que o processo é gradual.

Após a celebração do convênio, os recursos do programa Mais MT - Agroestrada poderão ser liberados em até três parcelas. Caberá ao Município a execução de todas as etapas da obra, enquanto o Governo do Estado, por meio da Sinfra, ficará responsável pela fiscalização das metas e etapas cumpridas.

“A partir de agora, estamos no aguardo da definição dos projetos dos produtores rurais para darmos continuidade ao processo junto ao Estado”, contextualizou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente e presidente da Comissão Pró-Logística, Marcelo Lincoln.  “O que for definido nesta primeira etapa, certamente vai subsidiar o processo de pavimentação de outros lotes”, acrescenta Silveth.

Também participaram da reunião, o vereador Wanderley Paulo, secretários municipais e demais servidores da Prefeitura, além de proprietários de áreas na região.