Para comemorar os 199 anos de Independência do Brasil, o ato cívico contou com o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, em frente à Prefeitura, ao som do Hino Nacional do Brasil tocado pela Fanfarra Municipal. Em seguida, todos prestaram homenagem à Pátria com o Hino da Independência. Durante todo o evento, o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), sobrevoou o céu de Sorriso.

O dispositivo de honra foi composto pelo prefeito Ari Lafin; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro; o presidente do Poder Legislativo, Leandro Damiani; o Juiz de Direito e presidente do Foro da Comarca de Sorriso, Erico Duarte; e o Tenente Coronel Botelho, representando as forças de segurança. Também participaram do ato secretários municipais, vereadores, bombeiros, policiais militares e civis, policiais rodoviários federais, guardas municipais, servidores públicos e alunos de escolas de Sorriso.

“É uma semana importante que merece reflexões sobre nossa cidadania. Temos direitos assegurados constitucionalmente, porém devemos, acima de tudo, exercer nossos deveres de cidadão no dia a dia, para que possamos ter uma nação realmente digna para se viver”, disse o prefeito Ari.

Durante o evento, houve a entrega pelo comandante da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), capitão Moura, da medalha “Praça Mais Distinto” ao soldado Diuli Facundo Sanches, oferecida pelo Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, Comando Militar do Oeste e 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. A honraria concedida refere-se à época em que Facundo era soldado do exército.

A programação cívica prevê que o hasteamento dos pavilhões diariamente, com encerramento das atividades no “Dia da Independência do Brasil”.

Amanhã (2) o hasteamento será na sede do 12º Batalhão da Polícia Militar, e na sexta-feira (3), na sede da 10ª Companhia Independente Bombeiros Militar de Sorriso (CIBM).

Nos distritos também haverá ato cívico. Na quinta-feira, às 16h30, em frente à Escola Municipal Boa Esperança, e na sexta-feira, também às 16h30, em frente à Escola Municipal Primavera.

A programação será retomada na segunda-feira (6), com o hasteamento das bandeiras na Praça da Integração, no bairro Novos Campos. As atividades encerram no dia 7, terça-feira, com ato cívico no Parque Municipal Adelino José João Valdameri (Lago Rota do Sol), com apresentação da Fanfarra Municipal.

Todas as atividades da Semana da Pátria serão abertas ao público - porém sem aglomerações, como prevê os protocolos de prevenção da Covid-19 - e contarão com a participação de escolas particulares e municipais, sempre às 7h30.