Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), por meio do Departamento Comunitário do projeto Sorriso + Esporte, levará quatro equipes de basquete categoria sub-12 para jogar um amistoso, em Sinop, no fim de semana. São alunos dos polos de iniciação esportiva das escolas municipais Ivete Lourdes Arenhardt, Rui Barbosa e Arlete Capellari e do Complexo Esportivo Fernando Luiz Guamerin, no bairro Bom Jesus.
Serão duas equipes masculinas e duas femininas, que irão acompanhadas dos instrutores Estela kamila Lemke e Ronycelio Campos e viverão uma experiência de competição em situação de jogo amistoso, no município vizinho.
Segundo o coordenador da Semel, Renato Ferreira, conforme planejamento, todas as modalidades coletivas e individuais ofertadas pelo projeto Sorriso + Esporte terão de uma a quatro ações destas por ano, com foco na avaliação da metodologia do treinamento realizado, na promoção de intercâmbio e confraternização esportiva, na vivência de experiência em cenário pré-competitivo, na aquisição e ampliação de repertório motor e na complementação do desenvolvimento físico e psicossocial. “A iniciativa está contemplada nos objetivos específicos do projeto de formação esportiva, com impacto na formação cidadã de crianças de 7 a 14 anos, inseridas em cada modalidade”, diz.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).