Terminou ontem (22), em Sorriso, a primeira etapa estadual dos Jogos Escolares de Mato Grosso, realizada através de uma parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) e a Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

A competição reuniu quase 1.000 atletas da categoria B, de 12 a 14 anos e definiu os representantes do Estado nas etapas nacionais deste ano.

De 16 a 22 de julho, 92 equipes de 69 diferentes instituições de ensino públicas de privadas de 63 municípios mato-grossenses disputaram os títulos do maior evento esportivo escolar do Estado.

Durante a entrega da premiação, o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, agradeceu o apoio oferecido pela gestão municipal de Sorriso para a realização dessa fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude.

“Foram Jogos que superaram todas as nossas expectativas. O município de Sorriso recebeu a todos muito bem, pudemos contar com o envolvimento de toda a cidade, fazendo da competição um sucesso. Nossa equipe da Secel tem muito a agradecer a todas as Secretarias da gestão municipal, especialmente a de Esportes, e ao Governo do Estado por entenderem o alcance dessa ação”.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin agradeceu a todas as pessoas que estiveram envolvidas no evento, que foi sucesso absoluto.

“Quero aproveitar para deixar meu agradecimento e minha gratidão aos organizadores, à Secretaria de Esportes e Lazer do nosso município em nome do secretário Junior Brandão e os demais secretários, agradeço também o secretário de Estado de Esportes, Allan Kardec, que fez com que pudéssemos estar realizando estes jogos através de uma importante parceria. Tenho certeza que deixamos uma marca importante no coração de todos que passaram pela nossa cidade”, comemorou Ari.

Próximas fases

De 28 de julho a 03 de agosto, jovens de 15 a 17 anos, da categoria A, disputam a etapa estadual em Água Boa. No fim de setembro, os esportes individuais passam a fazer parte dos Jogos Escolares, com competições em Várzea Grande.

As etapas nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB começam em setembro com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas. As escolas campeãs de Mato Grosso participam da etapa regional Verde, da qual também fazem parte os Estados do Norte e o Distrito Federal e será realizada de 11 a 15 de setembro, em Palmas/TO.

Em novembro, Blumenau, em Santa Catarina, recebe a etapa final nacional, com a participação das equipes vencedoras das modalidades coletivas em suas respectivas regionais e inclusão dos campeões estaduais nas modalidades individuais.

Confira lista completa das escolas campeãs em Mato Grosso, na categoria B (12 a 14 anos):

Futsal Feminino
Centro de Ensino Aquarela