Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Com o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar, típico da região neste período sem chuva, é preciso tomar alguns cuidados ao praticar atividade física e com as crianças, devem ser redobrados. Por isso, visando assegurar a saúde e bem-estar dos alunos que praticam a terapia com cavalos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) estará suspendendo temporariamente a parceria com a Associação de Reabilitação e Esporte Equestre Sonho Meu.
“Sabemos que neste período as atividades ao ar livre ficam prejudicadas pelo calor excessivo e a baixa umidade do ar, podendo causar nas crianças falta de ar, tontura e sangramento nasal. Então, iremos interromper as aulas até que o clima fique mais ameno”, explica a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.
Por meio da parceria, sem repasse de recursos financeiros, são atendidas 20 crianças da rede municipal de ensino diagnosticadas com problemas comportamentais e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
As aulas estarão suspensas até o início do período chuvoso e assim que forem retomadas, os pais e responsáveis serão comunicados.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).