No primeiro semestre do ano foram disponibilizados 23 cursos, com aproximadamente 400 vagas, atendendo à população do Município e dos distritos de Primavera e Boa Esperança. As formações envolveram os segmentos de gestão, tecnologia de informação, produção de alimentos, idiomas, saúde, beleza e gastronomia.

“Sorriso tem vivido uma ótima fase em que muitas empresas tanto do comércio como da indústria estão se instalando aqui e mão de obra qualificada é uma das exigências do mercado. Os cursos são a chance de se qualificar para preencher esse requisito, abrindo novas oportunidades de trabalho”, garante a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Os cursos são desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Microlins e Associação Estudantil de Sorriso (AES).

Novos cursos

Quem tiver interesse em se profissionalizar e abrir o leque de possibilidades para o mercado de trabalho pode ficar atento que nos próximos meses novos cursos estarão com inscrições abertas.

Para o segundo semestre, estarão disponíveis os cursos de Assistente Contábil, Rotinas Administrativas, Atendente de Farmácia e Operador de Caixa.

Passe livre

E para quem não tem um curso profissionalizante pertinho de casa, a Secretaria de Assistência Social oferece mais um benefício: uma carteirinha que garante passe livre no transporte coletivo durante o período do curso, nos períodos matutino e vespertino. Para ter acesso ao benefício, a pessoa precisa passar por uma triagem realizada pela equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) onde é atendida, no momento da inscrição.

“Muitas pessoas não tem condições de se locomover até os centros de formação e para incentivá-las a se profissionalizarem, estamos garantindo o passe livre. Portanto, não perca a oportunidade e, assim que abrirem novas inscrições, corra garantir a sua vaga”, frisa a gestora.