Prefeitura Municipal de Sorriso

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Artesãos municipais participam de treinamento para formação de preço

Publicado em 01 de dezembro de 2022 às 11:11

Fortalecer micros e pequenos empreendedores. Essa é uma das missões do programa Desenvolve Sorriso – que atende também os médios e grandes empresários; mas que nessa semana trabalhou com um público bem especial: as artesãs e os artesões sorrisenses com a realização do 1.° Treinamento de Formação de Preço. Foi o tema de uma reunião realizada na última terça-feira, 29 de novembro, com a participação de 26 profissionais no Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser.

O treinamento é resultado de uma parceria desenvolvida entre o Município e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em que as palavras-chaves são conhecimento e organização na busca para o sucesso pessoal e profissional. Para isso, desde o início do ano estão sendo ofertadas oficinas temáticas, em um total de 10 oficinas com até 8 horas de duração. O coordenador do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) do Município, Leonardo Kosak, frisa que as oficinas buscam o estímulo dos já existentes (empreendimentos) e também a criação de novas empresas.

O Desenvolve Sorriso tem o foco em capacitações e consultorias destinadas a qualificar e ou inspirar os empreendedores a adotarem as melhores práticas de gestão, visando o crescimento e o desenvolvimento das empresas. O programa segue um ciclo com sensibilização; diagnóstico; capacitação e acompanhamento das empresas que buscam auxílio.

Empreendedores ou futuros empreendedores que desejam saber sobre o Desenvolve Sorriso, podem procurar a Sala do Empreendedor, em anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Rota do Sol, onde também estão disponíveis serviços como informações e orientações sobre registro e legalização de empresas; pesquisa de nomes e registro de marcas; pesquisas fiscais sobre os titulares, sócios e empresas; orientação sobre condição de microempreendedor de empresa de pequeno porte.

“A intenção é ofertar as ferramentas para que com o tempo o empreendedor se torne independente na condução da sua empresa”, diz o gestor da pasta, Cláudio Oliveira.

Todas as formações integram as ações do “Programa Desenvolve Sorriso”, que é realizado pelo Município em parceria com o Sistema S - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). A Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, cooperativas e instituições educacionais, bancárias e demais secretarias também participam do programa.

Além da equipe que atende diretamente na Secretaria, ainda há pontos de atendimento no Ganha Tempo, nos Distritos de Primavera e Boa Esperança e o atendimento itinerante que percorre as comunidades do interior.

Ficou com dúvidas? Quer participar de uma formação? É só procurar a Sala do Empreendedor na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Outra opção é ligar no 3545-8381.

Confira algumas das ações do Desenvolve Sorriso:

* Fortalecimento do micro, pequeno, médio e grandes empresas;

* Estímulo à criação de novos empreendimentos;

* Incentivar a regularização e formalização das empresas e, principalmente, não deixar que exigências burocráticas os façam desistir deste caminho;

* Descentralização de informações no que diz respeito às normas governamentais;

* Facilitação no relacionamento do empresário com o poder público;

* Desburocratização e integração com órgãos parceiros;

* Informações relativas sobre linhas de créditos; e

* Geração de emprego e renda.

Texto: Decom
Fotos: Semde