Prefeitura Municipal de Sorriso

Cidesa

Ari Lafin é eleito presidente do Cidesa; Miguel Vaz é o vice

Publicado em 18 de maio de 2021 às 09:50

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, assumiu ontem (17) a presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Cidesa). O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, assumiu como vice-presidente. Conforme Ari, a intenção é “reativar o Cidesa, pois o Consórcio é uma forma de fortalecer a região; nós acreditamos que a unificação de forças traz um resultado positivo e com ganho permanente para a região”, pontua.

Segundo o sorrisense, a busca agora é para que todos os prefeitos integrem as comissões de trabalho do Cidesa. “Há situações que precisamos discutir de maneira contínua como a duplicação da BR 163 e também a questão da implantação das ferrovias. São questões que precisamos buscar respaldo junto às esferas estadual e federal também”, frisa Ari.

Já o vice-presidente e prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, detalha que o consórcio deverá atuar nas áreas econômica, social e ambiental dos municípios. “A pauta de discussão será regional, como já fica explícito no nome do Consórcio. É uma forma de unir esforços na cobrança junto aos governos estadual e federal e propiciar crescimento a toda região de maneira ordenada”, salienta Vaz.

Na assembleia realizada ontem também foram eleitos os membros do conselho fiscal, formado por secretários dos municípios que integram o bloco. Como membros permanentes estão secretários municipais de Feliz Natal, Nova Mutum e Ipiranga do Norte. “Mas vamos buscar a inserção de todos os demais municípios como suplentes e nas comissões de trabalho”, lembra o presidente do Cidesa, Ari Lafin.

No encontro, já foram definidas as regras de rateio dos custos e o poder de voto de cada município, nas decisões do grupo. Inicialmente, segundo Ari, a intenção é que o Cidesa funcione seguindo o modelo do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. O mandato é de dois anos e o da diretoria eleita ontem se estenderá até o fim do ano que vem.

Atualmente, o Cidesa é formado por 13 municípios, são eles Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelatto, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul, Vera e Lucas do Rio Verde.

Claudia Lazarotto
Fotos: Româlo Bessa