O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, cumpriu agenda na capital estadual durante a última quarta-feira (13). A viagem a Cuiabá teve uma série de encontros que abordaram diversos assuntos de interesse da comunidade. Entre eles está a construção de três novas escolas para Sorriso, a assinatura do termo de cooperação técnica para atendimento, confecção e entrega de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e a busca de recursos para o projeto da drenagem do Residencial Mário Raiter.

A saúde também foi assunto debatido na capital. Em reunião com o secretário adjunto da Casa Civil, Carlos Brito, Lafin abordou a questão do Hospital Regional de Sorriso. “Falamos sobre várias demandas da saúde, em especial o Hospital Regional. Sei que o governo tem feito os repasses, mas ainda há a necessidade de darmos uma atenção especial para o Regional, afinal são 15 municípios que dependem dele, isso equivale a aproximadamente meio milhão de pessoas que precisam daquela estrutura funcionando em perfeito estado”, frisou o prefeito.

Na Secretaria de Estado de Educação, acompanhado da secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, o prefeito reforçou a parceria da Administração Municipal na construção de três novas escolas estaduais em Sorriso. “A Prefeitura irá doar os terrenos para que o Estado construa uma escola no bairro Santa Maria, uma unidade no bairro Portal Kaiabi e outra na região do Residencial Mário Raiter, sendo que esta última deverá atender a uma demanda de mais de 1,2 mil famílias”. Como resultado concreto desta reunião, Lafin e Lúcia tiveram a confirmação de que todas as escolas deverão começar a ser erguidas ainda este ano.

Ainda sobre educação, a Escola Militar Tiradentes foi abordada e o prefeito teve a confirmação de que as aulas deverão iniciar no dia 22 de maio. As salas anexas ao Park Shopping Sorriso foram escolhidas para abrigar, provisoriamente, a primeira unidade escolar do Estado com gestão militar no município.  A unidade terá capacidade para atender 180 alunos, divididos em seis turmas: 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Convidado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Antônio Joaquim, o prefeito participou de uma reunião sobre a criação de um consórcio que integre os 141 municípios e o governo do estado, para a aquisição de medicamentos pelas prefeituras. “Acredito que o Tribunal de Contas e o Ministério Público estão no caminho certo. A união das prefeituras irá gerar muita economia para os cofres públicos e aumentar o poder de barganha dos municípios”.

Dando continuidade a agenda de compromissos na capital, Lafin assinou o termo de cooperação técnica nº 008/2017 com o representante da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso, Amarildo Borges de Oliveira. O termo delega ao município poderes para atendimento, confecção e entrega de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), do modelo informatizado.

Ainda em Cuiabá, prefeito participou de uma reunião com a equipe técnica da Secretaria de Estado das Cidades para debater o projeto da drenagem do Residencial Mário Raiter. Lafin ressaltou que busca a liberação de recursos para que possa ser realizada a drenagem do conjunto habitacional que conta com 1.272 imóveis.