Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Devido à diminuição do quantitativo de doses que deve ser distribuído aos estados, em Sorriso a vacina da BCG, aquela que protege contra a tuberculose, será aplicada em escala nas Unidades de Saúde da Família. Confira:
O imunizante será aplicado na Unidade de Saúde da Família Anézia Biazin, às segundas-feiras; na do Bom Jesus de terça-feira; na USF do Fraternidade às quartas-feiras; Jardim Bela Vista às quintas-feiras e Novos Campos às sextas-feiras. A aplicação será sempre no período matutino, das 7h30 às 10h30.
A responsável pela Sala de Vacinas, Kátia Dal Prá, explica que assim que for aberto o frasco tem apenas seis horas para ser usado. “Precisamos aplicar todas as doses do frasco em até seis horas; devido a isso estamos centralizando em cinco unidades, é uma tentativa de otimizar o uso das doses”, ressalta. O horário estabelecido também visa a otimização da vacina. “Não vamos abrir frascos à tarde e correr riscos de perder doses”, pontua. Daí a importância dos responsáveis se atentar ao horário e levar os pequenos cedinho para a aplicação.
Conforme a responsável, a medida foi tomada para que não ocorra um desabastecimento nos serviços de vacinação.
A BCG
A vacina BCG que protege contra a tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo), é de rotina aplicada em dose única e indicada para crianças a partir do nascimento até antes de completar 5 anos de idade.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).