Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Alunos do Projeto Social Luz do Amanhã: Cultivando Segurança com Integração Social de Sorriso estão em Cuiabá, em uma viagem de estudo para conhecer as instituições e unidades especializadas de segurança do Estado: Comando Geral da PMMT, BOPE, ROTAM e BPMPA.
Neste período (07 a 10 de dezembro) os alunos participam de palestras orientativas e de consciência ministradas por autoridades de segurança sobre temas de prevenção às drogas, violência e cidadania.
Os responsáveis da coordenação militar do projeto social são: o Comandante do 12ª BPM Ten Cel PM Jorge Almeida, o Coordenador Militar do Projeto Luz do Amanhã Sorriso: 1º Ten PM Magno, o Auxiliar de Coordenação: 3º Sgt PM Freitas, o Auxiliar de Coordenação: Sd PM Renato e a Pedagoga Luciene Paulo.
O Projeto Luz do Amanhã tem apoio do Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp), Quartel do Comando Geral da PMMT, 3° Comando Regional , 12° BPM Sorriso, Diretoria da ACOASO, Fórum de Sorriso e a Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).