Sobreviver no ambiente em que se vive. Esta é a lição dos alunos da Escola Municipal Valter Leite Pereira. Preservação ambiental é imprescindível e deve ser abordada em sala de aula o mais cedo possível, com o intuito de despertar nos alunos a consciência pela preservação e conservação do nosso meio ambiente.

O objetivo da atividade é mostrar a beleza que há na natureza, bem como as suas fragilidades. Com isso, os alunos despertam tanto para ação humana, quanto para a valorização do meio ambiente.

Durante as aulas sobre meio ambiente são desenvolvidas atividades de confecção de objetos com materiais recicláveis, recorte e colagem, rodas de conversa, músicas e vídeos sobre o meio ambiente, carimbo com as mãos, jogo dos sete erros, pintura na cerâmica, dentre outros. No dia 12 de julho os alunos da escola tiveram a oportunidade de visitar a exposição em forma de um quebra cabeça.

“Na verdade, quando lecionamos esta disciplina, estamos ajudando os nossos alunos a perceberem-se como seres integrantes dependentes, transformadores, e que tenham atitudes de conservação”, explicou a Coordenadora da Escola, Joely Macedo Silva Santana.

A atividade envolve os alunos e professores da educação infantil. A temática faz parte das diretrizes adotadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Sorriso.