Três equipes vão defender Sorriso na OBR - Olimpíada Brasileira de Robótica -, sendo duas delas compostas por dois alunos e uma com três. Acompanhando os robotistas estará o professor técnico da equipe, Elder Soares.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional quanto ao público que nunca viu robótica. Nesta etapa, que será realizada, no próximo sábado (27), na parte da manhã, em Lucas do Rio Verde/MT, os sorrisenses estarão participando da modalidade prática, onde as atividades são realizadas com robôs. Durante a prova, as equipes devem montar e programar robôs capazes de realizar a simulação de um resgate de vítimas de desastre. Os melhores resultados nesta etapa garantem uma vaga na etapa estadual, podendo ir para a final nacional.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) vem trabalhando na inclusão da disciplina de Robótica Educacional, na rede de ensino, desde 2021.

Para a coordenadora pedagógica de Robótica Educacional, Maria Cecília Lira, essa competição é um momento em que os alunos podem ver como suas habilidades e competências estão sendo desenvolvidas. Que são capazes de ir além dos muros da escola.