De acordo com o assessor pedagógico da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Zeferino Guarrezi Júnior, as aulas terão 50% dos alunos em sala e 50% por ensino remoto. “As salas de aula estarão funcionando com metade da capacidade. Para isso, os alunos serão divididos em dois grupos, A e B, que freqüentarão as aulas presencias semanalmente”, explica.

Segundo ele, as escolas estão preparadas para o retorno às atividades, seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“As unidades foram higienizadas e preparadas para o retorno das aulas, com cartazes e totens orientativos. Buscaremos seguir à risca o protocolo sanitário. Estudamos muito e estamos preparados para retornar as atividades, porém, pedimos a compreensão e o apoio dos pais, porque será tudo novo para nós”, destaca.

Júnior diz ainda que serão distribuídas duas máscaras faciais de tecido para cada aluno e que foram adquiridos materiais de EPIs para os servidores das escolas.

Aumento no repasse

Para o retorno das aulas nas escolas estaduais, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto autorizou a contratação de novos profissionais para as unidades de ensino. Além disso, o governo aumentou 47% o repasse direto para as escolas, por meio do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE). Com isso, o valor disponibilizado é de, em média, R$ 100 por aluno/ano. Este recurso é destinado à manutenção das escolas.

O secretário garantiu ainda que as aulas poderão voltar de forma segura, pois 100% dos professores já foram imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e que todos devem receber a segunda dose entre agosto e setembro.

As aulas presenciais na rede estadual estão suspensas desde março de 2020 por causa da pandemia da Covid-19. Em Sorriso, a rede estadual de ensino atende aproximadamente 8.200 alunos.

Transporte escolar

Na quarta-feira (28) a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler esteve reunida com o assessor pedagógico da Seduc; com diretores das escolas estaduais; o coordenador do transporte escolar, Gerson Cândido Ribeiro; e equipe técnica da Semec para tratar sobre o transporte escolar de alunos para o retorno das aulas da rede estadual de ensino.

Após a deliberação ficou definido que o transporte escolar da rede estadual será de maneira gradativa. Na segunda-feira (09), os estudantes do 7º e 8º Ano do Ensino Fundamental retornam às atividades. Na quinta-feira (12), os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e do 1º Ano do Ensino Médio; e na outra segunda-feira (16) será a vez dos alunos do 2º e 3º Anos do Ensino Médio retornaram às aulas.

“Devemos ressaltar a importância de todos seguirem os protocolos de biossegurança, com o uso de máscaras, uso do álcool em gel e o distanciamento, principalmente neste momento em que as redes municipal e estadual estão retornando às aulas com o transporte escolar compartilhado”, frisa Lúcia.