Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Os alunos das escolas municipais que integraram a edição 2022 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), vão participar, na próxima terça-feira (29), da solenidade de formatura.
No primeiro semestre participaram das ações do programa, as escolas Professora Ivete Lourdes Arenhardt e o Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Sorriso, com 384 alunos. Na segunda turma foram contemplados 410 alunos das escolas São Domingos e Papa João Paulo II.
A solenidade da primeira turma será realizada na Escola Papa, a partir das 8h; e da segunda turma será no CMEB Sorriso, às 13h30.
O Proerd é promovido por meio da parceria entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM-MT) e a Administração Municipal de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). Ele aborda, com alunos do Ensino Fundamental, questões como bullying, combate às drogas e a violência, cidadania e valorização da vida. Os encontros são semanais e conduzidos pelo instrutor Hélio Expedito da Silva (PM).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).