Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e o Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários de Sorriso (CEARPA) premiou alunos da rede pública municipal de ensino que se destacaram na produção de redação e desenho.

A iniciativa foi criada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), através do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), com o objetivo de apoiar as escolas públicas na complementação de conteúdos curriculares com temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Para concorrer com seu trabalho, os alunos tiveram que seguir o tema proposto pelo CEARPA: “A escola no desafio dos resíduos”. As redações tiveram que seguir o gênero narrativo ou dissertativo, e cada aluno pôde concorrer somente com um trabalho.

Segundo o Auxiliar Administrativo do CEARPA Sorriso, Renato Bezerra, “o papel da central de recebimento de embalagens é mobilizar, engajar e envolver os alunos a fim de alcançarem sempre os melhores resultados”.

Ana Júlia Batistoni Della Vecchia, do 4° ano matutino, da Escola Municipal Boa Esperança saiu vencedora na categoria desenho.

Na categoria redação saiu vencedor Anderson Duarte Godoi, do 5º ano E, da Escola Municipal Jardim Bela Vista.

Ambos receberam uma bicicleta e a escola a um kit contendo o Caderno do Professor, cartaz interativo e outros materiais para apoio das atividades em salas de aula.

Os alunos classificados na etapa local agora concorrem na etapa nacional. Caso saiam vencedores, serão premiados juntamente com os professores e a escola.

Segundo a Secretária de Educação e Cultura, Lucia Korbes Drechesler, ideias como essa do CEARPA ajudam na conscientização dos alunos para o enfrentamento das mudanças climáticas. “O tema proposto levou os alunos a raciocinar sobre a sua responsabilidade quanto à produção do lixo no ambiente em que vivem. Assim, com certeza, estamos tomando consciência de um mundo melhor”, disse.