E para dar oportunidade de os estudantes vivenciarem o reflorestamento ambiental na prática, 80 mudas de plantas arbóreas e/ou frutíferas serão plantadas em duas ocasiões: uma em outubro e outra em novembro.  As mudas já estão sendo produzidas pela equipe do Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva.

Conforme Felipe, as mudas serão plantadas nos terrenos e áreas verdes mapeados pela equipe da Samatec como forma de promover a arborização urbana e o reflorestamento.  Contudo, antes do plantio, a criançada já recebeu orientações sobre desmatamento; plantio de mudas e conservação do meio ambiente; conceitos básicos de biologia, aquecimento global; efeito estufa e reflorestamento. O profissional explica que o trabalho integra o plano de governança da Samatec que estabelece o monitoramento das áreas verdes existentes, o mapeamento de novas áreas verdes e o reflorestamento.

E o trabalho que iniciou ontem, justamente com palestra no Dia da Árvore não para por aí. Para o plantio, todas as mudas serão catalogadas, bem como as áreas que irão receber essa nova vida verde; além disso, a equipe irá realizar visitas de monitoramento nas áreas reflorestadas. “A meta é desenvolver e otimizar a consciência ambiental das crianças com o fim de preservar o meio ambiente para as futuras gerações”, finaliza Felipe.