Alunos da Escola Municipal São Domingos, estão participando de um projeto de robótica que terá participação de alunos de várias cidades brasileiras. O grupo de 50 estudantes será orientado pela professora Maria Cecília, que é responsável pelo programa de Robótica do município.

Maria Cecília participou de uma live de lançamento do projeto piloto Robótica Espacial, uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília – UnB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira. O projeto é baseado no robô lunar Artemis. Alunos de escolas públicas de todo o país foram desafiados a construir um robô Rover, semelhante ao desenvolvido pela Nasa.

Em tempos de pandemia e aproveitando os recursos tecnológicos, os alunos vão desenvolver o projeto usando uma plataforma que pode ser baixada em computadores, tablets e celulares, conforme a realidade do aluno. “A criança que não tem internet, ela baixa a plataforma e vai poder construir o robô dele”, explicou a professora.

Com o andamento do projeto, o aluno vai poder desenvolver a criatividade e habilidade. Após essa etapa, já com as ideias definidas, as peças serão impressas em impressoras 3D, equipamento que também poderá ser desenvolvido pelos alunos.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler,  a Gestão Municipal continua avançando, visando proporcionar cada vez mais, aprendizado de qualidade aos alunos e suporte aos professores. “Este projeto é mais um avanço da Administração Municipal, buscando inovar cada vez mais no aprendizado escolar, por meio da tecnologia”, pontuou Lúcia, que ressaltou ainda, que "a Secretaria Municipal de Educação e Cultura já iniciou o processo de formação continuada, para que os professores sejam capacitados acerca do ensino da robótica, pois o objetivo da Administração Municipal é avançar com o projeto para as demais unidades de ensino do município", concluiu Lúcia.